A RELIGIÃO: Verdadeira ou Falsa
Talvez você concorde comigo, em que se tratando de religião, existem duas, segundo a Bíblia, a verdadeira e a falsa, descrita pelo profeta Isaias.
E também dizer que todos os caminhos levam a Deus, é pura mentira, segundo a Bíblia existem dois caminhos, um que leva a Deus e o outro que Ela determina como o caminho da perdição, a porta larga. ( )
A Verdadeira Religião é aquele ensinada por nosso Senhor Jesus, e que está descrita no livro de TIAGO, capitulo dois e versículo 27, a saber: “A Verdadeira Religião pura e imaculada para com, o Deus é: Socorrer os órfãos e viúvas nas suas aflições, e guardar-se incontaminada deste mundo”. Então na verdade existe uma religião verdadeira, independente de denominação, a Bíblia diz a verdadeira religião é aquela que presta socorro, que cuida de seus órfãos, das suas viúvas e não se deixa contaminar e nem se envolve com as coisas deste mundo pecaminoso, e que vem de um coração honesto. Mas Isaias no capitulo vinte e nove e versículo treze, fala da religião falsa, isto é, de um povo que se aproxima de Deus, mas que o honra somente de lábios, enquanto o coração esta afastado de Deus, e o seu temor para com ele consiste em mandamentos de homens, aprendidos de co. A verdadeira religião está focada em Jesus e não em filosofia. Em colossenses capitulo dois e versículo oito, nos alerta: ”Tenho cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo.” A verdadeira é aquela que produz frutos espirituais,” portanto eu vos digo que vos será tirado o reino de Deus, e será dado a um povo que dê os seus frutos.” Ajudando os outros e mantendo-se fiel ao senhor” (mat 21:43).
A verdadeira, produz BOAS OIBRAS, no livro de Mateus capitulo 5 e versiculo 16, está escrito: “Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas BOAS OBRAS e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.” E eu te pergunto: Qual é a luz que vem de vc e resplandece diante dos homens? diante de sua comunidade? Diante de sua família?
Você compreende a estenção da palavra: pura e imaculada. “Compreende o que significa visitar os órfãos e as viúvas nas suas aflições e guardar-se isento da corrupção do mundo.”.
Em uma das cartas escrita pelo apostolo Paulo a Timóteo, seu filho na fé, Ele nos alerta para não aprendermos outra doutrina que n seja a que Cristo ensinou, “Se alguém ENSINA outra doutrina, e se não conforma com as sãs palavras de Nosso Senhor Jesus Cristo, e com a DOUTRINA que é segundo a PIEDADE...”, porque Cornélio esta sendo observado por Deus? Porcausa que era piedoso. Infelizmente hoje os homens vivem um evangelho da individualidade, você tem, você é alguma coisa, você não tem nada, não é nada.
Geralmente associamos a palavra religião a uma instituição ou organização religiosa. Dentro desta visão podemos perguntar: Será que a salvação também está ligada diretamente a uma organização religiosa ? Se a resposta for afirmativa a próxima pergunta seria QUAL ? Daí seria muito simples, basta ser membro desta organização que é meio caminho andado para a salvação.
Sobre este assunto é significativo lembrar-nos de uma passagem bíblica onde Jesus fez a seguinte pergunta: "Não obstante, quando chegar o Filho do homem, achará realmente fé na terra?". Esta pergunta está registrada no livro de Lucas capítulo 18 vers. 8. Naturalmente é muito mais lógico concluir que Jesus esteja se referindo a pessoas individuais, mas vamos imaginar que ele esteja se referindo a um grupo de pessoas. Que atitude certamente ele não gostaria de encontrar neste grupo. Deixemos que ele responda nos versículos subsequentes “Mas, ele contou a seguinte ilustração também a alguns que confiavam em si mesmos como sendo justos e que consideravam os demais como nada: 10 "Dois homens subiram ao templo para orar, um sendo fariseu e o outro cobrador de impostos. 11 O fariseu estava em pé e começou a orar as seguintes coisas no seu íntimo: ‘Ó Deus, agradeço-te que não sou como o resto dos homens, extorsores, injustos, adúlteros, ou mesmo como este cobrador de impostos. 12 Jejuo duas vezes por semana, dou o décimo de todas as coisas que adquiro.’ 13 O cobrador de impostos, porém, estando em pé à distância, não estava nem disposto a levantar os olhos para o céu, mas batia no peito, dizendo: ‘Ó Deus, sê clemente para comigo pecador.’ 14 Digo-vos: Este homem desceu para sua casa provado mais justo do que aquele homem; porque todo o que se enaltecer será humilhado, mas quem se humilhar será enaltecido." (Lucas 18:9-14) Lendo este texto e comparando com o que geralmente lemos e ouvimos das religiões, com quem iríamos compará-las ? Com o Fariseu ou com o Cobrador de Impostos?
O que as denominações religiosas dizem de sí mesmas ? Certamente como seguidores de Cristo não podemos nos eximir de nossa responsabilidade, não devemos nos iludir achando que fazer parte de uma organização religiosa seja a garantia de salvação. A salvação não esta ligada a fazer parte de uma organização, mas fazer parte de um povo. Ma este povo não tem bandeira, ou melhor são provenientes de muitas bandeiras, não tem pátria ou melhor eles afluem de muitas pátrias, não tem cor ou melhor são de todas as cores, o que os uni é uma única coisa o amor, amor a Deus e amor ao próximo. (Mat. 22:37-38)
Sobre a salvação Jesus deixou muito bem claro numa ilustração sobre a vinda do filho do homem. “Dois homens estarão então no campo: um será levado junto e o outro será abandonado; 41 duas mulheres estarão moendo no moinho manual: uma será levada junto e a outra será abandonada. 42 Portanto, mantende-vos vigilantes, porque não sabeis em que dia virá o vosso Senhor. (Mateus 24.40-42) Ser levado ou deixado não está relacionado à que organização você pertença ou aonde você esteja e sim sobre estar ou não vigilante. E para estarmos vigilantes nós temos o que precisamos conforme mencionado por Paulo:”Toda a Escritura é inspirada por Deus e proveitosa para ensinar, para repreender, para endireitar as coisas, para disciplinar em justiça, 17 a fim de que o homem de Deus seja plenamente competente, completamente equipado para toda boa obra. - 2 Timóteo 3:16,17. Também são significativas estas palavras de Jesus: Jesus disse-lhe: "Acredita-me, mulher: Vem a hora em que nem neste monte, nem em Jerusalém, adorareis o Pai. 22 Adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos, porque a salvação se origina dos judeus. 23 Não obstante, vem a hora, e agora é, quando os verdadeiros adoradores adorarão o Pai com espírito e verdade, pois, deveras, o Pai está procurando a tais para o adorarem. 24 Deus é Espírito, e os que o adoram têm de adorá-lo com espírito e verdade." (João 4:21-24) "Se me amardes, observareis os meus mandamentos; 16 e eu solicitarei ao Pai e ele vos dará outro ajudador para estar convosco para sempre, 17 o espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque nem o observa nem o conhece. Vós o conheceis, porque permanece convosco e está em vós. 18 Não vos deixarei orfãos. Vou ter convosco.(João 14:15-18.)
Mas, as instituições religiosas precisam tanto de seus membros que elas não concordam com a simplicidade das palavras de Paulo ou de Jesus. Elas querem dar a entender que precisamos ser membros de uma organização religiosa, e mais que precisamos ser membro da sua organização religiosa. Eles não acreditam que a Bíblia e a ajuda do Espírito Santo seja tudo de que precisamos. Elas acreditam que as orientações da Bíblia não são suficientes, precisamos de mais regras ou instruções além do que está escrito. E quando a Bíblia não menciona especificamente um determinado assunto ou quando determinado assunto tem margem para diferentes opiniões elas não querem que seus membros sejam livres para usar sua consciência e tomar suas próprias decisões assumindo assim sua responsabilidade perante Deus. Elas querem constitui-se qual legislador ou juiz de Deus, ou pior, no lugar de Deus.
Acredito que cabe a cada um de nós perante Deus assumir nossa responsabilidade e autonomia. Não podemos nos permitir ser escravos de homens, pois como disse Pedro, importa-vos obdecer a Deus e não aos homens. Portanto ao invés de dedicar-se a uma denominação ou instituição religiosa, procure saber a respeito da verdadeira religião, e passe a se perguntar: Estou disposto a assumir a minha posição perante Deus e praticar o tipo de adoração que ele quer ? Estou apto ou maduro o suficiente para discordar da minha instituição religiosa quando esta adotar uma posição ou idéia contrário aquilo que as Escrituras Sagradas dizem? Tenho autonomia o suficiente de poder dizer SIM ou NÃO?
Acho que nós, os Cristãos devemos refletir muito mais sobre este assunto porque temos uma pressão muito grande a não pensar por nós mesmos. Esta pressão é tão grande que apenas a idéia de pensar por conta própria já nos faz tremer. Nos foi inculcado de forma tão profunda nossa incapacidade de adorar a Deus de forma individual e uma fé individual, pois somos ensinados que tudo é a coletividade conforme definido pela nossa organização, com o intuito de manter esta coletividade padronizada e que questionar a organização é o mesmo que questionar a Deus, que é difícil desenvolver um pensamento livre. Neste nosso caso a organização tem sido muito eficiente em nos manter submissos a ela, muito mais eficiente do que nos manter submissos a Deus. Tanto é assim que se ela errar nós erramos juntos, pois não somos capazes de perceber um erro ou se percebemos não somos capazes de nos posicionar conscientemente qual servidor ou ministro de Cristo. João falou: “Conhecereis a verdade é a verdade vos libertará”, é preciso adquirirmos conhecimento para nos libertarmos dessas praticas errôneas.
Jeremias no capitulo 7 e versículo 3 nos fala sobre essas praticas erradas, aliás, nos mostra como realmente age os
homens contrários aquilo que Deus determinou.“ Assim diz o senhor dos Exercitos, o Deus de Israel: “Endireitai os vossos caminhos e as vossas obras e eu vos farei habitar neste lugar”. (Jer. 7.3-9) Infelizmente, fazem tudo contrario, como diz as escrituras sagrada: “Usam de falsidade, não fazem juízo entre os homens, oprimen o estrangeiro, a viúva e o órfão, derramam sangue inocente, depositam sua fé em outros deuses, vivem furtando, matando, adulterando e jurando falsamente”, esta são as obras da falsa religião.
Isaias no capitulo 29 e versículo 13, fala dessa falsa religião, desse povo que se aproxima de Deus, mas que o honra somente de lábios enquanto o coração esta afastado de Deus, e o seu temor para com Ele consiste em mandamentos de homens, aprendidos de co. Mas, quando o homem pratica a verdeira religião, DEUS é glorificado(1 Tm 6.18), vidas são enriquecidas, fornecemos um exemplo a ser imitado e com isso estimulamos outros a praticar a verdadeira religião e damos uma demonstração da verdadeira fé em Jesus.
Como agradar a DEUS?
O apostolo Paulo foi bem claro, (1 Tess 4.1-12) quando escreveu aos tessalonicenses no capitulo quatro e versiuculo um em diante a respeito de como deveríamos viver para agradar ao Deus de vAbraão. Primeiramento lembrou-nos dos mandamentos, em seguida(v3) recomendou aos tessalonissences que se abstenham da prostituição, (v4)que mantessem seus corpos em santificação e honra...a bíblia afirma que sem santificação ninguém verá a Deus, (v5)que fugissem do desejo da lasciva,(v6) que não oprimissem e que nem enganassem seus irmãos, afinal fomos chamados a santificação e quem rejeitar estas coisas não esta rejeitando ao homem, mas a DEUS, diz o apostolo Paulo. O amor fraternal deveria ser preaticado e que todos vivessem quietos, tratando dos vossos próprios negócios e trabalhando com as próprias mãos, isto é, não viver do sacrifício alheio e que cada um andassem honestamento para com os defora.
Vida Exemplar
A verdadeira produz uma vida exemplar - Ao escreve a Timoteo, seu filho na fé como ele mesmo diz em suas cartas, o Apóstolo Paulo no versículo onze, pede que ele fuja do dinheiro... pois sabemos que a Bíblia afirma que ele é a raiz de todo o mal. Não estamos aqui, dizendo a você que deve viver sem dinheiro, deixar de ganhar seu salário e virar um vadio, muito pelo contrario, o que o apostolo quis dizer com fugir do dinheiro, entendemos que é colocar o dinheiro em segundo plano, afinal diz a Bíblia: De que adianta o homem ganhar o mundo inteiro e perder sua alma...( )Jesus nos incentiva através de sua palavra a juntarmos um tesouro nos céus, onde o ouro n emferruja, a traça não roe e nem os ladrões roubam...( ). O JUSTO vive pela fé( )Quando o mestre falou que veio trazer VIDA e vida com abundancia, não estava dizendo de riquezas materiais, de bens, ouro, casa, etc.
O apostolo pede a Timóteo (1Tm 6.11-19) que siga a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência e a mansidão. No versículo doze pediu que combatesse o bom combate da fé, que lutasse, se esforçasse, desse o melhor de si, para tomar posse da vida eterna. Afinal a Bíblia nos ensina que o reino de Deus e tomado por esforço, é para aqueles que se esforçam. No versículo catorze Ele diz: GUARDA ESTE MANDAMENTO, isto é, nunca te esquece disso.
Agora Paulo manda Timóteo dar um recado aos ricos, no versículo dezessete, ele diz: os ricos não sejam ALTIVOS e que não colocassem sua esperança na riqueza, mas em Deus. Que fizessem o bem, que fossem ricos de boas obras, que fossem generosos em dar e prontos a repartir, se eles fizessem dessa forma acumulariam um bom fundamento para o futuro, para alcançarem a vida eterna.
Deveres dos Fiéis (Tito 3.1)
A Verdadeira delega deveres aos fiéis - Observe o que Paulo escreve em sua carta a Titto, ordenando que se sujeitassem aos governadores e autoridade e que fossem obdientes e que estivessem prontos para toda BOA OBRA. Veja bem, esta ordem, alias e somente para os fiéis a cristo, isto é, para os cristãos. Na carta escrita aos romanos, no capitulo 13, e versículo um, falou da submissão as autoridades e que elas são ministros de DEUS, e quem resiste a autoridade resiste a ordenação de Deus e trarão para si condenação. A bíblia diz que os magistrados não são terror para as BOAS OBRAS, MAS PARA AS MÁS. Portanto as autoridades não são para nosso mal e sim para nosso bem e se queremos ter aprovação delas deveremos fazer o bem, este pedido de obdiencia do apostolo é endereçado aos fiéis, os cristãos. Mas o que vemos muito por este mundo afora são homens praticando o mal de toda as formas em nome da religião.
No versículo dois, Ele pede que não fossem imfame e nem contencioso, mas que fossem cordatos e mansos com todos.
No versículo oito Tito é incentivado pelo apostolo a plocamar a palavra com firmeza, para que as pessoas que acreditam em Deus procurem aplicar-se as BOAS OBRAS.
Finalizando sua carta, Paulo pede que Ele evite as questões tolas, as genealogias, contendas e debates acerca da lei e que evitasse o homem faccioso.
A Religião produz boas obras – Mateus 5.16” Assim reesplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas BOAS OBRAS e glorifiquem a vosso pai que está nos céus.” Interessante esse assunto. A Bíblia nos mostra como Deus observava Cornelio, ta lá escrito em atos 10, sobre um centurião da corte chama italiana, não era de nenhuma denominação, apenas um soldado, mas, temente a Deus e que de continuo praticava as BOAS OBRAS, um homem piedoso e por isso Deus estava atento as suas atitudes e suas suplicas.
Diz o texto que estava Cornélio em sua casa quando derrepente lhe apareceu um anjo, numa visão e, Cornélio muito atemorizado falou: que é, Senhor? E anjo de Deus disse: As tuas esmolas e as tuas orações tem subido para memória diante de Deus. Quantos deixamos de ajudar e muitas das vezes, são nossos irmãos na fé que ficam no esquecimento.
Quando você reparte, promove o bem estar de outros Deus é glorificado diante dos homens (Mat 5.16), a vida é enriquecida,(Tito 2.7) com isso forenece um bom exemplo a imitar e estimula a outras pessoas a praticarem as boas obras ( Hb 10.24) e com isso, através de suas atitudes de boas obras você estará provando sua fé (Tg 2.17) A Bíblia nos diz em 1Pd 2.12, que Deus é glorificado quando vc pratica as boas obras.
Mateus escreveu no capitulo 25 e versículo 35, no grande dia do Senhor, aquele dia em que vai justar conta com toda a humanidade segundo a obra de cada um. Então Jesus dirá: ”tive fome e não me deste de comer, tive sede e não me deste de beber, estava nu e não me vestisse, doente e não me visitasse, preso e não fostes me ver... e muitos naquele dia lhe dirão, mas Senhor quando te vimos e não fizemos estas coisas, e Jesus dirá: quando deixaste de fazer a um dos pequeninos a mim deixasrtes de fazer...As mulheres o serviam com seus bens Luc. 8.3
Prof. Moisés Leão
Nenhum comentário:
Postar um comentário