“A imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação, a cabeça do corpo, a igreja; o princípio, o primogênito dentre os mortos... Pois foi do agrado do pai que toda a plenitude nele habitasse.” (Col.1.15-21)
Um homem que se destacou entre todos os outros. Não ficou conhecido por suas descobertas cientificas ou avanço médico. De origem humilde que morreu há quase dois mil anos deixando uma mensagem poderosa, capaz de mudar a vida de milhões de pessoas, quando elas querem – uma mensagem de esperança e consolo. Considerando o grau de influência que sua mensagem tem exercido na vida das pessoas em todo lugar, muitos hão de concordar que Ele realmente é O HOMEM QUE MUDOU O MUNDO. Que mensagem Ele pregou? E que efeito ela pode ter na sua vida?
O alcance de sua mensagem - As palavras têm poder. Palavras sabias bem escolhidas podem mover corações, dar esperanças e mudar vidas. Nem um homem foi mais poderoso em palavras que Ele. Uma pessoa que ouviu Ele fazer o sermão do monte escreveu mais tarde: “ Quando Jesus tinha terminado com estas palavras, o efeito foi que as multidões ficaram assombradas com o seu modo de ensinar.” (Mat. 7.28)
Hoje, muitos de seus ensinamentos são conhecidos por pessoas do mundo inteiro. Palavras que ficaram marcadas por seu significado.
“Ninguem pode servir a dois senhores.Ou há de odiar há um e amar a outro, ou se devotará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a DEUS e às riquezas.” (Mat. 6:24)“Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-o vós também a eles, pois esta é a lei e os profetas.” Mat. 7.12)“Dai a Cesar o que e de Cesar, e a DEUS o que é de Deus.”(Mat. 22.21)“Há mais felicidade em dar do que há em receber.”(Atos 20.35) Mas Jesus fez mais do que proferir palavras memoráveis. A mensagem que Ele pregou era poderosa porque transmitia a verdade sobre DEUS, ensinava as pessoas a encontrarem o verdadeiro significado na vida e mostrava claramente a solução para todo o sofrimento humano – O Reino de DEUS.
Quem era realmente Jesus? De onde Ele veio? Qual era seu objetivo na vida? Ao ler os evangelhos, Mateus, Marcos, Lucas e João, você terá as respostas do próprio Jesus.
Ele viveu antes de ter nascido na terra - Jesus disse certa vez: Antes de Abraão vir a existencia, Eu tenho sido.”(João 8.58) Abraão viveu uns dois mil anos antes do nascimento de Jesus. Ainda assim, Jesus viveu antes desse patriarca fiel ter vivido. Então, onde estava Jesus?”desci do céu.”, explicou Ele.(6.38)
O filho de DEUS - Jesus é especial. Ele se referia a si mesmo como o “Filho unigênito de DEUS.” (João 3.18) Essa expresasão significa que Jesus é o único filho criado diretamente por Deus. O filho unigênito foi aquele por meio de quem Deus criou todas as outras coisas. (col. 1.16)
O filho do Homem - Jesus usou essa expressão mais do que qualquer outra quando referia-se a si mesmo.(Mat.8.20) Assim, Ele mostrou ser o filho de Deus. Humano e divino. E que Deus através do seu poder transferiu a vida de seu filho do céu para a terra, causando a concepção virginal no ventre de Maria. Em resultado, Jesus nasceu como humano perfeito e sem pecado(Mat. 1.18)
O prometido messias - Uma mulher samaritana disse a Jesus que sabia que viria o messias. E Ele respondeua a essa mulher que ele era o messias: “Eu, que falo contigo, sou Ele.”(João 4.25,26) As palavras “Messias e cristo”, significam “Ungido”. Jesus foi ungido, ou designado por DEUS para desempenhar um papel especial no cumprimento das promessas de Deus.
Missão principal de JESUS - Jesus afirma a sua missão: “Também é preciso anunciar a outras cidades o Evangelho do Reino de Deus, porque para isso fui enviado.”(Lucas 4:43) É óbvio, que Jesus não era um homem comum, a vida que ele tinha no céu deu mais significado às palavras que falou na terra Por isso não é de se admirar que ele tenha pregado uma mensagem que viria afetar a vida de milhões no mundo inteiro.
O que Jesus falou sobre DEUS - “O único que realmente conhece o Pai é o Filho. Mas o filho quer falar a outros sobre o Pai, para que eles também o possam conhecê-lo.”( Lucas 10.22).
O Chamado de JESUS - André, irmão de Simão, era discípulo de João Batista e sempre o ajudava na organização do povo que corria ao rio Jordão, para ser batizado. João Batista realizava um Batismo de arrependimento, preparando as pessoas para que se arrependessem de seus pecados e assim, dignamente recebessem o Messias. André ouvia os ensinamentos de João Batista e guardava diligentemente as suas palavras, com uma grande esperança na chegada do SENHOR JESUS. Naquele dia, ele estava do outro lado do rio Jordão, com João Batista e João Evangelista, filho de Zebedeu, quando JESUS passando por eles, cumprimentou a distância e seguiu o seu caminho.
João Batista falou: “Eis o Cordeiro de DEUS”. (Jo 1.36) André e João Evangelista ouvindo, ficaram emocionados e ansiosamente se despediram de João Batista. Agitados e com o coração pulando de alegria, se aproximaram de JESUS, que convidou-lhes a segui-LO. Mais tarde, regressando a casa, André falou com Simão que tinha encontrado o Messias e contou-lhe a novidade. Simão acolheu a notícia com imenso prazer e logo se manifestou interessado em conhecer o SENHOR. Juntos no dia seguinte encontraram JESUS, que olhando bem nos olhos dele, falou: “Tu és Simão, filho de João; chamar-te-ás Cefas” (que significa Pedra). (Jo 1.42). Jesus fundou a sua Igreja edificando-a sobre a Pedra, a Rocha indestrutível, que a torna firme e inabalável e por isso, mudou o nome de Simão para Cefas=Pedra.
De sorte que a soma das gerações de Abraão até Davi foram quatorze; do exílio na Babilonia até Cristo, quatorze (Mat 1.17). Diz a Bíblia, que naqueles dias enquanto João Batista pregava no deserto da Judéia dizendo às pessoas que se arrependessem, pois estava próximo o reino dos céus. João Batista era humilde, sem bens materiais, vestia roupas feitas de pelos de camelo, e se alimentava de mel silvestre e gafanhotos, Batizava todos aqueles que escutavam a sua mensagem de arrependimento e o aceitavam, no rio Jordão.
Ali começava começava a Igreja de Jesus, o Cristianismo a Verdadeira religião, anunciada pelos profetas, fundada em cima de homens que ele mesmo escolheu e preparou-os. Através da mensagem anunciada por João Batista dizendo ao povo que se arrependessem de suas obras más e, os que de bom grado recebiam eram batizados e eram ensinados a produzirem BOAS OBRAS, frutos dignos de arrependimento, tornando-se nova criatura. João dizia aos ouvintes e discípulos que batizava com água para arrependimento, mas após Ele viria outro mais poderoso que vos batizaria com Espirito Santo e com fogo.
Jesus, ao ser batizado por João Batista, as margens do rio Jordão, logo recebeu a confirmação dos céus, ”assim que Jesus foi batizado, saiu logo da água. Nesse momento abriram-se os céus e viu no espírito de Deus descendo como pomba e pousando sobre Ele. E uma voz dos céus disse: Este é meu Filho amado, em quem me COMPRAZO.” (Mat 3.16) Em seguida Ele foi levado ao deserto para ser tentado pelo diabo, jejuou quarenta dias e quarenta noites e após tudo isso, os anjos o serviram. João cumpriu seu ministério ao ser preso e decapitado pelo governador.
Jesus mudou para Cafarnaum, cidade situada a beira do mar, na região de Zebulom e Naftali, cumprindo a palavra anunciada pelos profetas a seu respeito.
Diz a Bíblia, que dês de então Jesus começou a sua missão: “Percorria Jesus toda a Galileia, ENSINANDO, nas suas sinagogas, PREGANDO o evangelho do Reino e CURANDO todos os tipos de doenças e enfermidades do povo” (Mat 4.23). Sua fama corria por toda a Siria,e doenças de todos os tipos eram curadas por Ele e grande multidão o seguia. Então Jesus aproveitou essa grande multidão e passou a ENSINÁ-LOS, confortando-os e mostrando-lhes oque deveriam fazer para agradar a Deus e como seriam recompensados ao fazerem aquilo que agrada o Pai: dizia aos pobres de espírito que o reino dos céus lhes pertencia, compreendemos aqui claramente que a vida eterna não é para aqueles que tem espírito de rico, como diz o mundo, gananciosos que vivem correndo atrás de bens masteriais, dando calotes e roubando inocentes para enriquecer. A Bíblia diz: que adianta o homem ganhar o mundo inteiro e vier a perder a sua alma,...mais fácil é um camelo passar por um buraco de uma agulha, do que um rico entrar no reino dos céus e ainda nos convida a juntar tesouros nos céus, onde a traça não roe, o ladrão não rouba e a ferrugem não corroe; felizes os que choram, porque serão consolados, mas quantos de nossos irmãos estão por ai abandonados, uns perderam casas, outros famílias, empresas, empregos, chorando por vários motivos nesta vida cruel, sem que alguém os procure, os ajudem, com as denominações não contamos e muito membos com seus ministros, rabinos ou padres, oque sabem fazer e gritar em suas orações e mandar com Jesus, enquanto que a Biblia diz que é mais importante dar do que receber...quem tem dois dei um,...nós viemos para servir e não ser servido e muitas dessas ovelhas como disse o profeta Ezequiel no capitulo 34.6 ”...as minhas ovelhas andam desgarradas por todos os montes e por todo alto outeiro; sim, as minhas ovelhas andam espalhadas por toda a face da terra, sem haver quem as procure, nem quem as busque.” OS MANSOS, herdarão a terra, muitos que querem passar por cristãos com um comportamento violento, mau caráter e personaliade duvidosa, homens de dura servis como diz a Bíblia, jamais herdarão a terra, pessoas desobediente, que muitas das vezes querem resolver questões pela violencia dando mau exemplo na comunidade, precisamos confiar em Deus, Ele é a nossa justiça, a Bíblia diz: “ireis, mas não pequeis, portanto cabe a Deus a justiça, cobrança e julgamento; OS QUE TEM FOME E SEDE DE JUSTIÇA, serão fartos. Sabe porque, Deus não dorme e vai fazer justiça, descer o inimigo a fio de espada como fazia no passado, não cabe a nós fazermos justiça quando somos injustiçados aqui na terra, e preciso deixarmos por conta dele. Jesus disse que o que fizeres a um dos meus pequeninos a mim fazes, portanto meu amado quando alguém tentar te prejudicar é a Deus que ele esta prejudicando e Deus irá fazer justiça; OS MISERICORDIOSOS, alcançarão misericórdia. Como você quer que os outros tenham misericórdia de você se vc não e legal com ninguém, a Bíblia diz: “misericórdia quero e não sacrifício...”; OS PUROS DE CORAÇÃO, verão a DEUS, muitas pessoas estão sendo enganadas que verão a Deus, mas como, se a Bíblia diz que so os puros de coração; OS PACIFICADORES, serão chamados filhos de Deus, como voce quer ser uma testemunha de Cristo, ser reconhecido como filho de Deus se vc é o primeiro a insitar contendas, discórdia, brigas, e todo tipo de confusão dentro e fora da comunidade; Felizes os que SÃO PERSEGUIDOS por causa da justiça, deles é o Reino dos céus, BEM-AVENTURADO sois vós quando vos INJURIAREM e perseguirem e mentindo disserem todo mal contra vós por minha causa. Jesus estava afirmando aos seus seguidores que quando tudo isso acontecessem na vida deles, deveriam alegrar-se e regozijar-se porque é grande o vosso galardão nos céus. Ainda comparou-os com o Sal, alias afirmou que seus discípulos são O SAL DA TERRA, E A LUZ DO MUNDO, isto quer dizer que seus seguidores não podem ser sem graça, insípidos, uma vez que são o sal da terra e, que se isso ocorresse não prestariam para nada, a não ser para ser pisados pelos homens, Jesus disse voces são a LUZ do mundo, não podemos esconder uma luz. E você que tipo de sal é, que tipo de luz você é, sal sem graça, insipido ou anda na escuridão? Jesus queria que seus seguidores como LUZ DO MUNDO resplandecesse e passasse a iluminar a casa toda, para que fosse vista por todos os homens a sua luz, isto é, as suas BOAS OBRAS que deveriam ser praticadas em toda a comunidade e dessa forma Deus seria glorificado pelos homens.
Jesus deixou bem claro, a seus seguidores, os cristãos, que não tinha vindo destruir A LEI, NEM OS PROFETAS, mas cumprir e, que nem um só jota ou til se omitiria da Lei, sem que tudo seja cumprido. Estava Jesus de Nazaré, confirmando os mandamento de Deus e ao contrario do que pensam muitos, Jesus exigia o cumprimento na integra, quando falou que nem um til sequer seria tirado da lei sem ser cumprido (Mat 5.18). E aqueles que violasse um dos mais pequeninos MANDAMENTOS ou ensinassem os homens a fazerem o mesmo, será chamado menor no reino dos céus, porque serão chamados grandes por Deus no reino dos céus aqueles que CUMPRIREM OU ENSINAREM OS HOMENS A CUMPRIREM. Ele INSISTIA EM DIZER que nossa justiça devereia superar a dos Escribas e fariseus, aqueles que Jesus chamou de sepulturas caiadas, bonitas por fora e cheias de coisas podres por dentro.
A Lei diz não mataras, e quem matar ira a julgamento, porém para Jesus basta pensar em matar para ir a julgamento, Ele não permiti nem se encolerizar contra seu irmão, porque estará sujeito a julgamento. Jesus veio anunciar o reino dos céus, cumprir a Lei e ensinar os homens a cumprirem também a lei e os mandamentos de Deus. Muitos crentes denominacionais e homens de diferentes seitas, aqueles que ensinam essas doutrinas que Jesus denominou de “Fábulas de velhas caducas”, doutrinas de demônios, Jesus disse que para esses homens a sã doutrina comicharia em seus ouvidos e eles arrumariam seus próprios mestres, isto é seus pastores,seus ministros.
Os falsos cristãos, pensam que pelo fato de serem grandes dizimistas e ofertantes nas suas sinagogas(igrejas), grandes pregadores, obdientes diáconos denominacionais, seria o bastante para que Deus os aceite como cidadãos do Reino, herdeiros da promessa e filhos do Deus altíssimo, o Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, Deus de nossos antepassados, o Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo. Neste Reino, para que sua oferta seja aceita, Jesus falou que se você estivesse em debito com alguém que fosse primeiro ter com seu irmão, se reconciliar, fazer as pazes ai então volte e deixe sua oferta no altar (Mat 5.24). Para Jesus não precisa necessariamente matar, roubar, adulterar se prostituir, emfim consumar o ato, somente PENSAR, TER UM CORAÇÃO IMPURO, é o suficiente para Jesus. Ele quer você com uma mente renovada, limpa, pura e sã. O mundo, a comunidade só poderá mudar pela renovação da vossa mente, quando passamos a imfluenciar outros atravéss de nosso testemunho vivo,que são as BOAS OBRAS, frutos dignos de arrependimento de homens renovados pelo poder do Espirito santo de Deus, ai então, você passará a ser LUZ E SAL PARA O MUNDO, passando a produzir frutos dignos de uma nova criatura, um novo homem, como disse o apostolo Paulo.
Em certa ocasião, quando Jesus era abordado por Nicodemos, ouviu de Jesus que precisava NASCER DE NOVO, mas não compreendeu, como muitas pessoas hoje em dia, não sabem o que significa nascer de novo, tornar-se uma nova pessoa, adquirir uma nova personalidade, novas atitudes, mudança de vida, foi o que Jesus explicou ao mestre dos fariseus, Nicodemos, infelizmente ele não entendeu. E Jesus continuava ensinando a sã doutrina do Cristianismo e pedia a seus ouvintes que amassem seus inimigos e orassem pelos que vos perseguem porque assim estavam dando testemunho de que eram filhos de Deus. Queria mostrar aquele povo o quanto Ele é justo, quando dizia que Deus fazia o sol nascer sobre justos e injustos, sobre maus e bons o mesmo fazia com as chuvas que derramava sobre justos e injustos.
E perguntava aquele povo que o seguia: Se amardes somente os que vos amam que recompensa tereis? Não fazem o mesmo os homens religiosos? E diz a Bíblia: “Se alguém ENSINA outra doutrina e se não for conforme as SÃS PÁLAVRAS de Nosso Senhor Jesus Cristo, e com a doutrina que é segundo a piedade, é soberbo, e nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas de palavras, das quais nascem invejas, porfias, blasfêmia, ruins suspeitas, contendas de homens corruptos de enten, e privados da verdade, cuidando que a piedade e fonte de lucro. (I Tm 6.3-6)
Sede vós, pois, PERFEITOS, como perfeito e o vosso PAI que esta nos céus. Guardai-vos de praticar vossos atos de justiças diante dos homens para serdes vistos por eles. JESUS insistia em dizer que aquele que fizer dessa forma não tem MERITO NENHUM com DEUS, o pai e quanto as ESMOLAS, (Mat. 6.1) Não conte para ninguém, não faça que vejam como os hipócritas nas igrejas e nas ruas, quando você der esmolas não dexa ninguém saber (Mat. 6.1) somente DEUS, igualmente quando orares, não faça como os hipócritas, que gostam de orar de pés nas igrejas e nas esquinas para serem vistos pelos homens, mas quando você for orar entre no seu quarto, ore a Deus, que esta em secreto e pediu aos homens quando orarem que não usassem de vãs repetições como aqueles que por muito falar pensam que serão ouvidos, não devemos imitá-los, pois Deus sabe de nossas necessidades antes que pedíssemos.
Continuando em seus ensinamentos, dizia a multidão: “ Se perdoardes aos homens as suas ofensas, tambném vosso PAI CELESTIAL vos perdoará. (Mat 6.14)E quando e quando JEJUASSEMOS não deveriamos mostrar cara de quem jejua, como fazem os hipócritas. E falando do perigo que os bens representam para aqueles que passam o tempo todo querendo ficar rico e Pedia que não juntassem tesouros aqui na terra, onde a traça e a ferrugem destroem e os ladrões arrombam e roubam, mas JESUS aconselhava, a juntarem tesouro no céu, onde a traça, a ferrugem não destroem e nem os ladrões podem roubar, mas parece que essa sua mensagem não existe na Bíblia de certos crentes, principalmente daqueles que passam a vida em campanhas da prosperidade, atraz de carrões, mansões, etc, ou mesamo aqueles que nunca tem tempo para Deus pois estão sempre ocupados com seus negócio. Jesus nos alerta: Onde estiver o vosso tesouro, estará o vosso coração”.
A lâmpada do corpo são nossos olhos, e se os teus olhos forem bons, todo o corpo terá luz (Mat. 7.22). Afirmava para aquela multidão que o seguia: ninguém pode servir a dois senhores. Ou há de odiar um e amar o outro, ou se devotará a um e desprezará o outro (Mat 7.24). Não podemos servir a Deus e as riquezas.
O cristão, segundo o que esta escrito na Bíblia deve ser uma pessoa tranqüilo, sem muitas preocupações com os afazeres desta vida, principalmente quanto o que comer e beber ou pelo vosso corpo quanto o que vestir(Mat 7.25) e disse: Olhai para as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiro e contudo, o vosso Pai Celestial as alimenta (Mat 7.26) Ele dava a entender, que o mais importante ao Cristão é buscar primeiramente o Reino dos Céus (Mat 7.33) e a sua JUSTIÇA e todas as outras coisas serão acrescentadas E Jesus pedia a seus seguidores que não se preocupassem com o dia de amanha, porque o amanha se preocupariá consigo mesmo.
E Quanto ao Juizo? Pedia a eles que não julgassem ninguém, para que também não fossem julgados, diz a Bíblia que com o juízo que julgardes sereis julgado (Mat 7.2) e com a medida com que tiveres medido, hão de vos medir. Jesus queria mostrar aquela multidão, como diz o ditado popular “ quem tem rabo não senta no meio do caminho”, isto é, pessoas que enxergam um mosquito no olho do vizinho, mas não enxergam um boi no seu olho. Pura hipocrisia, como dizia Jesus: primeiro devemos tirar a trave de nossos olhos para depoius tirar o cisco do olho do vizinho.
Tudo que quereis que vos façam, fazei-o vós também a eles, pois está escrito é a Lei e os profetas. Novamente Jesus ressaltando quanto a Lei de Deus e seus profetas são importantes e que jamais veio derrubá-los. E instigava a todod em seus ensinamentos; para que procurássemos entrar pela porta estreita que conduz a vida eterna e não pela porta larga e pelo caminho espaçoso; porque conduzem à perdição e são muitos os que optam por eles.
Jesus, ao ENSINAR a sã doutrina do Reino de Deus, também demonstrava grande preocupação com sua Igreja, através das suas mensagens para que tomássemos cuidado com os falsos profetas, (Mat 7.15) aqueles que tem aparência de ovelha, mas por dentro são lobos devoradores. A Igreja deve estar atenta a essas pessoas, como diz a Bíblia: “Pelos FRUTOS os conhecereis. Colhem-se uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos? A Bíblia ao apresenta o falso profeta como um lobo devorador, com aparência de ovelha e pode ser um pastor, ou um outro ministro qualquer da organização, um simples irmão, um amigo, emfim alguém com pinta de bomzinho, apartentemente calmo, honesto, justo, aquela pessoa que inspira confiança. Mas o tempo mostrará suas obras, seus frutos, seu caráter, então você o reconhecerá. Outro ponto de reconhecimento do falso profeta, a bíblia afirma que não é pelo falar, nem pelo profetizar, nem pelo expulsar demônios ou relizar muitos milagres, mas FAZER A VONTADE DE DEUS, que está nos céus. Para o falso profeta, tudo isso é fonte de lucro, eles talvez façam tudo isso, mas não faz\em a vontade de Deus. A Bíblia diz que naquele dia Jesus lhes dirá abertamente: “ Nunca vos conheci, vos que praticais a iniqüidade...” então, que adianta fazer tudo isso e não fazer a vontade de Deus.
Dizia o Mestre dos mestres: “Mas todos aqueles que ouvem a minha mensagem e as pratica é semelhante ao homem prudente. FAZER A VONTADE DE DEUS do jeito que Jesus ensinou, é edificar sobre a rocha, cai a chuva, sopram os ventos, transbordam os rios, mas a casa não cai, sabe porque? Está edificada sobre a rocha. (Mat 7.24). Ao contrario da queles que ouvem a mensagem de Jesus e não cumpre, são comparados ao homem insensato, que edifica sobre a areia e grande é a sua queda.
Todos ficavam maravilhados com os ENSINAMENTOS de Jesus. Mas, cabe aqui uma pergunta: QUAIS OS ENSINAMENTOS que você está SEGUINDO, os de Jesus ou da sua DENOMINAÇÃO? Como diz a Bíblia: “São cegos guiando cegos, ambos cairão no buraco”.( ) é o que esta acontecendo nos dias atuais denominações com seus ensinamentos e doutrinas humanas para todo lado, e não se vê BOAS OBRAS, frutos dignos de arrependimento, a sociedade cada vez pior, os crentes cada vez mais mundanos, ao contrário do que diz a bíblia, um povo santo, separado, separado de que? Diferente em que? Não diz a Bíblia que somos o sal da terra, a luz para o mundo e que deveriamos resplandecer diante dos homens e que os cristãos estão mortos para o mundo, você está morto para o mundo? É luz para sua comunidade, seus irmãos, no meio de sua igreja ou precisa de RESTAURAÇÃO?
Prof. Moises Leão
Nenhum comentário:
Postar um comentário