DIZIMOS E OFERTAS

Mateus 23.23 – Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas e não omitir aquelas.

Portanto amados JESUS, em momento algum proibiu o povo de dizimar na igreja, mas chamou-os atenção para que não fizesse daquilo uma doutrina que os tornava mais importante que os outros.

A Bíblia, no Novo Testamento, isto é, nos tempos de Jesus não da muita importância a esse assunto, mas também não o descartou, pelo contrario Jesus disse que deveriam primeiramente praticar a justiça, a fé e a misericórdia, sem contudo esquecer de DIZIMAR (Mateus 23.23), lembrou que ate Melquisedeque pagou os dízimos.

O DÍZIMO DE ABRAÃO - Gênesis 14.18-20: Abraão deu o dízimo dos despojos da guerra ao Rei Melquisedeque, sacerdote do Deus altíssimo, e foi por ele abençoado.

O DÍZIMO DE JACÓ - Gênesis 28.20-22: Jacó fez um voto ao Senhor, prometendo dizimar tudo quanto ganhasse, se em sua jornada fosse por Ele protegido e abençoado.
Em ambos acontecimentos, não há registro na palavra que tenha havido ordenanças para que se dizimassem. Especificamente nesses casos, os dízimos foram oferecidos de forma voluntária, espontânea, ou por voto, em retribuição e agradecimento, honra e glória ao Senhor Deus, pelas bênçãos recebidas e pelas vitórias conquistadas.

Números 18.21-26: O pagamento do dízimo foi ordenado por Deus no Antigo Testamento, e tinha caráter de caridade, pois a sua principal finalidade era suprir as necessidades dos Levitas que não tinham parte nem herança na terra prometida, e também dos estrangeiros, órfãos e viúvas.
Deuteronômio 14.29: Então virá o levita (pois nem parte nem herança têm contigo), e o estrangeiro, e o órfão, e a viúva que estão dentro das tuas portas, e comerão, e fartar-se-ão; para que o Senhor teu Deus te abençoe em toda a obra das tuas mãos que fizeres.

Está na palavra, o dízimo foi criado por Deus, com a finalidade exclusiva de caridade aos necessitados, hoje é empregado para outros fins, diversos daquele que o Senhor ordenou. Mas, ainda que os dirigentes das igrejas revertessem todo tributo dos dízimos e ofertas em obras sociais, ainda não estavam em conformidade com a palavra do Senhor (Hebreus 7.5-12), a caridade ou amor ao próximo, é algo muito profundo, é individual e intransferível, é uma obra entre você e o Senhor teu Deus (Mateus 6.1-4).

Outro detalhe interessante que precisamos conhecer, quando o dízimo foi instituído pela lei (Números 18.20 a 24) com a finalidade de manter os filhos de Levi que administravam o ministério nas tendas das congregações, os quais não receberam parte nem herança na terra prometida, (Números 18.24”b”), o Senhor declarou que os filhos de Levi não teriam nenhuma herança no meio dos filhos de Israel. Como também fora ordenado as demais tribos de Israel, que dizimassem aos Levitas, o necessário para a manutenção cotidiana, porque não possuíam nenhuma herdade. Hoje, a situação está a revés da Palavra, os trabalhadores, a maioria deles assalariados, ofertam o dízimo para os que vivem sem trabalhar, e em abundância de bens.

O DÍZIMO E OFERTAS NOS TEMPOS APOSTÓLICOS

De onde vinha o sustento dos apóstolos e demais trabalhadores do Evangelho? Como faziam para suprir as necessidades dos carentes da igreja?
Ao convocar os seus primeiros discípulos, os quais abandonavam tudo e seguiam Jesus, deixando para trás uma vida de serviços sem saber o que lhes sucederia dali para frente. (Mateus 4.19)

Jesus ENSINAVA o tempo todo, que eles não deveriam juntar tesouros aqui na terra (mat.6.19)...e que não andassem anciosos, isto é, preocupados com a vossa vida, quanto ao que COMER OU BEBER...(mat.6.25).

Após o dia de pentecostes diz a Biblia em atos 4.32 ” Eram um o coração e a alma da multidão dos que criam, e ninguém dizia que coisa alguma do que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram COMUNS.”
E no versículo 34 do mesmo livro, a biblia diz que entre eles NECESSITADOS algum. Pois todos que possuíam propriedades ou casas, vendendo-as, repartiam conforme suas necessidades...Hoje é o contrario, a igreja produz milhões de miseráveis, pobres e desempregados, e uns poucos com muito, ricos em cima do suor alheio.

Se Jesus aparecesse por aqui, louvaria essa atitude, essa maneira de viver dos supostos cristãos da atualidade, onde uns tem muito e outros nada, tudo em nome da religião. Em atos dos apóstolos no capitulo cinco e verso quatro que os apóstolos não cessavam de Ensinar e anunciar, a JESUS, o Cristo, tanto nas casas como no templo.
Ensinando como os cristão deveriam viver e se comportar socialmente diante daquela sociedade cruel, como deveriam viver como verdadeiras testemunhas de Cristo, como seus discípulos, como perssoas que mudara de comportamento, como nova criatura, como novo homem, como FAZEDORES DE BOAS OBRAS, homens e mulheres cheios de caridades para com seus irmãos em Cristo, verdadeiros candidatos ao Reino de Deus.
Hoje o que vemos e pessoas cheias de genealogias intermináveis, pessoas individuais, vazias do amor de Deus, incapaz de promover a paz, a caridade, o amor.
Diz a Bíblia em atos capitulo seis, que devido o grande crescimento dos discípulos, muitas viúvas eram esquecidas, na distribuição DIARIA de alimentos...E hoje irmão, onde esta acontecendo esse cuidado pelos nossos irmãos necessitados, será que a igreja faliu, dos tempos apostólicos para Ca, ou será que Jesus aboliu esse serviço.
Quando havia fome naquele tempo, que não é diferente dos tempos atuais, os discípulos determinavam, (atos 11.29)que cada um conforme o que pudesse para socorrer os que estavam passando fome, e hoje o que essas igrejas estão fazendo pelos necessitados, viúvas, estrangeiros, trabalhadores do evangelho e seus órfãos...
O Apostolo Paulo, ordenou a igreja de corintios que fizessem COLETAS para os Santos, da mesma maneira como ordenou as igrejas da Galacia, e que deveriam fazer no primeiro dia da semanba, o que eles pudessem ajuntar, comforme a sua prosperidade.
Mas hoje, na atualidade, o que vemos são igrejas que nem ao menos os irmãos se conhecem direito, quanto mais a necessidade de cada um, muitos dizem: há os tempos mudaram, mentira, a Biblia diz que JESUS é o mesmo ontem, hoje e será eternamente...(...), sera que Deus, por quanto da sua vinda gloriosa, vai levar qualquer um para morar no Reino dos céus, não, ele não seria injusto, principalmente com aqueles que dedicaram suas vidas a seu serviço aqui na terra, morreram por esta causa, abandonaram, famílias, lares, casas, redes de pesca e seus afazeres, deixaram tudo para traz por amor a JESUS CRISTO.
A Biblia diz que naquele grande dia, Ele dirá: Tive fome e não me deste de comer, estava doente e não me curaste, estava preso e não fostes me visitar... e muitos dirão: senhor quando te vimos assim e não fizemos isso...e Ele lhes dirá: QUANDO DEIXASTE DE FAZER A UM DE MEUS PEQUENINOS, A MIM DEIXASTE DE FAZER.(......) Esta passagem prova o quanto Deus nos chamou para uma vida de comunhão, de partilha, de boas obras para com todos, e principalmente com os domésticos da fé.
o Evangelho de Cristo nos ensina a fazer caridade, nos ensina a orar, a jejuar (Mateus 6.1 a 18), e uma infinidade de outros ensinamentos, porém nas duas únicas vezes que Ele referiu-se aos dízimos.
Mateus 23.23 – Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas e não omitir aquelas.
Mateus 5.17,18: Disse Jesus: Não cuideis que vim abolir a lei e os profetas, mas vim para cumpri-la, e, nem um jota ou til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido.
E verdadeiramente Ele cumpriu a lei. Foi circuncidado aos oito dias, foi apresentado na sinagoga (Lucas 2. 21-24), assumiu o seu sacerdócio aos trinta anos (Lucas 3.23, Números 4.43, 47), curou o leproso e depois o mandou apresentar ao Sacerdote a oferta que Moisés ordenou (Mateus 8.4, Levíticos 14.1...), e cumpriu toda a lei de Deus, para servir de exemplo para nós, ao CUMPRIR Ele venceu o mundo, Ele disse: “Eu venci e vós vencerão...(...).
Em Mateus 5.20 disse Jesus: Se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no Reino dos céus.
É preciso que sejamos melhores que os fariseus, melhores em termo de justiça, os fariseus eram os sepulcos caiados, que Jesus sempre falava, bonitos por fora e podre por dentro; mas não procedais em conformidade com as suas obras, porque dizem e não fazem; Pois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem aos ombros dos homens; eles, porém, nem com o dedo querem movê-los; E fazem todas as obras a fim de serem vistos pelos homens; pois trazem largos filactérios, e alargam as franjas das suas vestes, E amam os primeiros lugares nas ceias e as primeiras cadeiras nas sinagogas, E as saudações nas praças, e o serem chamados pelos homens; de mestres.
O grande problema hoje com sobre o DIZIMO E OFERTAS, E você há de concordar, é a mau distribuição deste serviço. NO passado, isto é, na igreja primitiva, nos tempos de Jesus, a bíblia ENSINA QUE QUATRO CLASSES DE PESSOAS comiam da arrecadação da igreja, da coleta, a saber:
1. os trabalhadores do evangelho, (os levitas)homens e mulheres que estão a serviço de Deus, toda e qualquer pessoa que trabalhe, ou promova o evangelho, como pastores, diáconos, presbíteros e um simples ajudante da igreja, aqueles que pintam, carregam, servem de escravos em nome da religião e os “ministros do evangelhos” sempre agradecem e mandam com Deus para que Ele faça o pagamento,
2. Os órfãos; ÓRFÃO não e so de pai e mãe, existem muitos órfão desta vida, abandonados pelo estado, por suas instituições em fim pelo sistema, e muitas das vezes estão ai dependendo de nós, da igreja;
3. O estrangeiros, quantos passam despercebidos por ai, ate dentro de nossas igrejas que os pastores tomem conhecimento e diz a bíblia que muitos sem saberem hospedaram ANJOS.
4. As viúvas, a bíblia manda cuidar das mesmas, mas qual a igreja que faz isso atualmente, e ainda dizem que estão fazendo a vontade de DEUS, servindo-o, servir a Deus, aparentemente é muito fácil, Ele não tem nada pra fazer, não tem casa pra limpar, roupas para serem lavadas, compras a fazer, recados, sapatos para serem engraxados, quintal para ser capinado. A palavra SERVIR, significa estar a disposição de alguém para todo e qualquer serviço, afinal estamos servindo, a Bíblia Ensina que é mais importante servir do que ser servido, se Jesus é o Senhor de nossas vidas, nunca deveremos esquecer a nossa condição de servos, agora eu pergunto o que Jesus tem para fazer aqui, Ele falou: o que fIzeres a um dos pequeninos A MIM FAZES(....)portanto fazer, servir aos outros e servir a Jesus, esta é a única maneira de provar que se esta a serviço de Jesus, por isso que ele disse que deveríamos ser melhores que os fariseus, eles preferem ser servidos, ao invés de servirem.
Voltando ao assunto do cuidar das viúvas, a Bíblia Diz mostra claramente em atos dos apóstolos a preocupação dos discípulos para com as viúvas da igreja (atos 6.4), Paulo escreve a Timoteo para que HONRE AS VIUVAS (1Timoteo 5.3). Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que devorais as casas das viúvas, sob pretexto de prolongadas orações; por isso sofrereis mais rigoroso juízo. (Mat. 23:1). Dizer que a igreja e pobre e não dar para sustentar as viúvas e o cumulo, a bilbia nos ensina em 2 corintios, capitulo oito e verso um que a igreja da macedônia era pobre, mas generosa, o que e bem diferente, els pediam para participar deste serviço para com os santos, ESTOU NA IGREJA HÁ PELO MENOS VINTE E CINCO ANOS E NUNCA SOUBE QUE ALGUMA CONGREGAÇÃO pediu para ajudar os santos, (viúvas, órfãos, estrangeiros e os trabalhadores do evangelho), incrível isso,” mas estão servindo a DEUS”.
A Bíblia diz que em tudo eles tinham abundancia (2 co. 8. 11-14), na Fe, em palavras, no zelo, no amor pelos apóstolos, na assistência em favor dos santos(igreja)(2co 9.1), e hoje há abundancia em que?

No poder do Espirito Santo
Igreja de JESUS CRISTO(mat.16.18)
DA RESTAURAÇÃO DO ALTAR DE DEUS

Nenhum comentário:

Postar um comentário